O CFO (Chief Financial Officer) ou diretor financeiro tem um papel muito importante no desenvolvimento e estruturação de uma Startup, pois ele é o responsável pelo planejamento e execução de toda a estratégia financeira, possibilitando a maximização dos resultados e maior transparência na prestação de contas. Saiba quando contratar um CFO para a sua empresa
Além das atividades financeiras, é muito importante que o CFO navegue e interaja por diversas áreas interdependentes tais como, contabilidade, auditoria, recursos humanos, comercial, operacional, novos negócios, marketing, dentre outras, de modo a se aprofundar na operação e com isso conseguir ampliar seu conhecimento sobre o negócio e toda a estratégia.
O que faz um CFO?
Dentre as principais atribuições do CFO, podemos destacar algumas:
- Gestão de caixa (curto, médio e longo prazo)
- Planejamento e análises financeiras (sigla em inglês – “FP&A”)
- Orçamento e Forecast
- Tomada de decisão sobre investimentos e financiamentos
- Prestação de contas através de relatórios gerenciais e contábeis
- Plano de Negócios
- Gestão e desenvolvimento de equipes
No universo das startups o CFO assume uma posição ainda mais estratégica, considerando os níveis de incerteza da operação, o crescimento muito acelerado e contínuo, os desafios da micro gestão de caixa, o dinamismo dos stakeholders, dentre outros fatores que tornam o desafio ainda mais interessante.
Saiba quando contratar um CFO para a sua empresa
Eu sempre digo que conduzir uma empresa sem gestão financeira é como navegar em alto mar sem bússolas e equipamentos apropriados de navegação, que por mais habilidoso que seja o capitão do navio, é muito provável que encontre inúmeros obstáculos e contratempos que poderiam ser evitados com uso apropriado dos recursos. Nas startups e empresas em geral, é vital ter as ferramentas, indicadores e gestão financeira efetiva, de modo que se preparem adequadamente para enfrentar os seus desafios e se livrar com maior facilidade dos obstáculos que venham a surgir.
Dito isto, a partir do momento inicial que decidiu empreender, até mesmo antes de abrir sua empresa, é altamente recomendável ter um CFO. Ter disciplina financeira desde o início pré-operacional das operações, ter planejamento e projeções financeiras adequadas, é de suma importância para o sucesso e melhor performance dos negócios.
Ter um profissional qualificado com tempo integral dedicado ao seu negócio, principalmente em fases iniciais e de expansão, pode elevar muito os gastos administrativos, inviabilizando sua contratação e com isso a operação fica muito exposta aos riscos financeiros e da falta de planejamento.
Pensando nisso, a Soul Finance é formada por profissionais altamente capacitados, com experiência de mercado e com a dedicação necessária para assessorar sua empresa a enfrentar os desafios da gestão financeira, adequando seu time ao tamanho e necessidades da sua operação. Com isso, todas as empresas podem desde seu início se organizarem para um crescimento sustentável e seguro.